PDF, EPUB ou MOBI, qual é o melhor?

Vantagens e desvantagens entre PDF, MOBI e EPUB.

pdf_epub_mobi

Sim, existem diferenças significativas entre os arquivos PDF, EPUB e MOBI. Diferenças que podem interferir na forma e na facilidade de como podemos consumir os diversos tipos de conteúdo.

Com o passar dos anos e o desenvolvimento das diversas tecnologias, surgiram vários tipos de arquivos digitais capazes de armazenar conteúdo de texto, gráficos e imagens.

Para a distribuição de arquivos editados e publicados, tais como livros, revistas e afins, os mais utilizados são: PDF, EPUB e MOBI.

Por isso, vamos logo checar algumas das principais vantagens e desvantagens desses arquivos.

PDF, vantagens e desvantagens

Principais vantagens do PDF:

  • O arquivo PDF mantém as características visuais de layout originais da página conforme publicados pelo autor ou editor do documento — o que é um ponto especialmente importante para documentos com gráficos, imagens e afins, nos quais o layout da página como um todo é muito importante;
  • Formato de arquivo com maior diversidade de conteúdos e mais fácil de encontrar;
  • A configuração do PDF normalmente já funciona bem para documentos que serão impressos em folhas com a mesma configuração do PDF, fato especialmente interessante para documentos como boletos, contratos, fichas cadastrais etc.;
  • Não precisa instalar aplicativos adicionais, navegadores como o Chrome já abrem os arquivos em PDF normalmente.

Principais desvantagens do PDF:

  • O tamanho do arquivo normalmente é maior, ocupa mais espaço na memória dos dispositivos.
  • O texto não é fluido, é pouco ou praticamente nada responsivo, isso significa que não se pode aumentar ou diminuir o texto em telas menores ou maiores com reconfiguração automática de páginas e linhas, apenas pode-se aplicar o zoom o que pode acabar deixando as letras pequenas demais ou as linhas do texto saindo da tela.

EPUB, vantagens e desvantagens

Principais vantagens do EPUB:

  • Texto fluido — os arquivos EPUB do tipo "reflow-enabled", que são a maioria dos arquivos EPUB encontrados, possuem o texto e as linhas facilmente redimensionadas para os diversos tamanhos de telas dos dispositivos;
  • EPUB é um padrão de arquivo de código aberto desenvolvido especialmente para e-books.

Principais desvantagens do EPUB:

  • Os arquivos EPUB do tipo "fixed-layout" não são fluidos;
  • Para o conteúdo cujo layout projetado pelo editor é imprescindível, como revistas e HQs por exemplo, pode ser mais interessante o formato mais fixo do PDF.

MOBI, vantagens e desvantagens

Principais vantagens do MOBI:

  • Em geral possui as mesmas vantagens do EPUB;
  • O leitor pode adicionar páginas em branco, ou com anotações entre as páginas do livro (alguns aplicativos para leitura de PDF e EPUB também permitem esse recurso...);

Principais desvantagens do MOBI:

  • Em geral possui as mesmas desvantagens do EPUB;
  • É um formato destinado a um dispositivo específico de leitura, precisando de aplicativos específicos para serem abertos em outros dispositivos.

Conclusão

O PDF é um tipo de arquivo mais versátil se o ponto a ser observado é a diversidade de tipos de documentos, ele também preserva a proposta original de diagramação de página proposta pelo autor ou editor do documento, o que pode ser bom se o arquivo vai ser visto no tamanho de tela originalmente pensado, mas ruim se for ser visualizado em telas menores ou maiores. Para abrir um PDF normalmente não precisamos de aplicativos adicionais, o próprio navegador já abre os documentos.

O EPUB se destaca para conteúdos focados principalmente no texto, como os livros por exemplo, pois o texto pode ser melhor adaptado aos diversos tamanhos de tela e dispositivos. Mesmo em telas menores de smartphones ou nos maiores monitores de computador, o tamanho das letras e das linhas podem ser facilmente ajustados para facilitar a leitura. Outro ponto de destaque é o tamanho reduzido dos arquivos, o que é muito bom para economizar espaço na memória dos dispositivos, um ponto realmente muito importante para quem tiver uma grande quantidade de documentos.

O MOBI segue a mesma avaliação do EPUB, porém é um arquivo voltado para dispositivos mais específicos.

Enfim, considerando todas diferenças entre PDF, EPUB e MOBI, vemos que podemos usufruir de todos os benefícios desses tipos de arquivo, preferindo um ou outro diante de cada situação.

Publicado por aprendaemsegundos.com
Este conteúdo é mantido regularmente atualizado desde 04/02/2022.

(Caso haja alguma observação, ou mesmo algum complemento ou sugestão, favor indicar nos comentários ou diretamente no e-mail de contato.)
Compartilhar:
Comentários

Postar um comentário