O que é conjunto numérico

Uma boa compreensão de conjunto numérico é fundamental para o estudo de praticamente qualquer assunto da matemática.

o que é conjunto numérico

Importância do estudo do conceito de conjunto numérico

Antes de mais nada, assim como ocorre no breve estudo sobre o que é número, perceba que a definição de conjuntos numéricos pode ser tida como demasiado óbvia, ou quiçá instintiva, por isso pode parecer não demandar muita atenção. Mas, para uma boa compreensão de um determinado assunto é bom que se tenha clareza quanto aos conceitos relacionados aquele determinado assunto. 

Desprezar os conceitos e definições mais básicas sobre determinado assunto é, muitas vezes, fontes de dúvidas e de muitos erros sobre o próprio assunto e sobre assuntos correlacionados.

Um bom entendimento sobre os conjuntos numéricos é fundamental para o estudo de praticamente qualquer área da matemática, de tantas áreas da ciência e de qualquer atividade que envolva cálculos, contagens e raciocínio lógico.

Conceito de conjunto numérico

Conjunto numérico é o agrupamento de elementos que atendem a uma enumeração direta ou a uma observação de uma ou mais propriedades ou condições que se verifiquem entre determinadas expressões numéricas.

O que são os elementos do conjunto

Os componentes de um conjunto numérico são chamados de elementos do conjunto.

Por exemplo: dado um conjunto A = {6,7,8} podemos afirmar que 6 é um elemento do conjunto A, evidentemente 7 e 8 também são elementos do mesmo conjunto A.

Como são formados os conjuntos numéricos

A seleção dos números que integram um conjunto numérico pode ser feita por enumeração direta dos elementos ou ser resultado da observação de propriedades ou condições comuns a determinadas expressões numéricas. (veja os exemplos a baixo...)

Exemplos

Conjunto formado por enumeração direta de seus elementos: 

A = {7,8,9} 

(lê-se: o conjunto A é composto pelos elementos 7,8 e 9)

 

Conjunto formado por observação de propriedades:

B = {x  A | x > 7} = {8,9} 

(lê-se: o conjunto B é composto por elementos x, sendo que x pertence ao conjunto A tal que x é maior que 7, logo o conjunto B é composto pelos elementos 8 e 9)

Os principais conjuntos numéricos da matemática

Resumidamente, os principais conjuntos numéricos utilizados na matemática são: conjunto dos números naturais (N), inteiros (Z), racionais (Q), irracionais (I), reais (R) e complexos (C). Mas, este assunto já precisa ser visto com a devida atenção, por isso veja mais sobre as características dos principais conjuntos numéricos clicando no link a seguir: quais são os conjuntos numéricos.

Representação gráfica dos conjuntos numéricos

Os conjuntos numéricos normalmente são representados graficamente pelo Diagrama de Venn ou dispostos entre chaves, com seus elementos separados por vírgulas.

Publicado por aprendaemsegundos.com
Este conteúdo é mantido regularmente atualizado desde 19/03/2021.

(Caso haja alguma observação, ou mesmo algum complemento ou sugestão, favor indicar nos comentários ou diretamente no e-mail de contato.)
Compartilhar:
Comentários

Postar um comentário