O que é a Lua Cheia?

Uma explicação sem delongas sobre a fase mais icônica da Lua. Com texto, ilustração e vídeo.

Lua Cheia

Lua Cheia é o nome que a Lua recebe quando está na fase em que aparece inteira no céu.

Entendendo como ocorre a Lua Cheia

No período da Lua Cheia, o planeta Terra está quase entre o Sol e a Lua, mas em um ângulo no qual não encobre a luz solar que ela reflete, como ocorre durante o eclipse lunar. Assim, a Lua aparece cheia para os observadores na Terra.

Para entender bem como isso ocorre veja o vídeo a seguir.

Vídeo

Saiba mais

A Lua Cheia é um fascinante espetáculo natural. Ela iluminou as noites dos navegadores e dos astronautas. Ela despertou interesse da ciência por sua influência na biologia da vida terrestre. E, também, inspirou a literatura, a música, o cinema, os sonhos e as obras de poetas e pintores ao longo da História.

A Lua é um satélite natural do planeta Terra, pois orbita em torno dele. Ao percorrer essa órbita reflete a luz do Sol revelando, ora mais, ora menos, as partes da sua face visível, fato que dá origem às chamadas Fases da Lua.

Além disso, a Lua também está constantemente se afastando e se aproximando da Terra, ao percorrer sua órbita em torno do planeta, configurando o apogeu e o perigeu da Lua.

Siga aí…

Para mais informações sobre este e outros assuntos interessantes, pesquisados, elaborados e compactados de forma otimizada para quem não tem tempo a perder, acompanhe o site aprendaemsegundos.com e o canal youtube.com/aprendaemsegundos.

E, lembre-se: ao curtir, comentar e compartilhar, você estimula a produção de mais conteúdos como este. Muito obrigado por sua atenção, audiência e participação. 👍

Veja também

Publicado por aprendaemsegundos.com
Este conteúdo é mantido regularmente atualizado desde 14/06/2022.

(Caso haja alguma observação, ou mesmo algum complemento ou sugestão, favor indicar nos comentários ou diretamente no e-mail de contato.)
Compartilhar:
Comentários

Postar um comentário