O que é número?

Domine o conceito fundamental para o desenvolvimento de tantas habilidades e conhecimentos importantes.

o que é número

Pode parecer algo demasiado óbvio, pois de uma forma ou de outra estamos sempre lindando com os números, mas nem todos dominam o conceito de número, ou mesmo não dimensionam sua importância e, por isso, chegam a não gostar ou despresar o estudo da matemática. As dificuldades que algumas pessoas têm com operações matemáticas podem começar por aí, tornando o estudo da matemática algo não prazeroso e não proveitoso.

Portanto, é bom que tenhamos, mais clara quanto possível, a definição de conceitos fundamentais para o desenvolvimento de tantas habilidades e conhecimentos. E, neste casso, concedamos a devida importância a este estudo.

Conceito de número

Número é uma representação de uma determinada quantidade ou medida de algo.

A importância dos números e a matemática

O entendimento do conceito de númeropermite a contagem das coisas, a comparação e a relação entre elas ou partes delas.

A noção de número decorre do processo de contagem e possibilitou a humanidade o desenvolvimento de muitas outras habilidades e da própria capacidade cognitiva dos indivíduos.

A partir da noção de números, e das relações entre eles, foram possíveis diversas operações, das mais simples e concretas as mais complexas e abstratas. E, assim, se construiu a área do conhecimento chamada matemática, as ciências exatas, as engenharias etc.

A própria linguagem computacional utilizada pelos computadores e smartphones funciona por meio de operações matemáticas realizadas com os chamados números binários. Assim, são os números que possibilitam as transmissões de dados pela internet e a formação de imagens nas telas de nossos aparelhos.

Números em tudo: da ciência à arte, na grande obra do Criador!

Observando as medidas e as proporções entre as coisas vemos que os números estão por toda a parte. É realmente fascinante podermos observar uma relação numérica harmoniosa entre praticamente todas as coisas do universo.

Os cientistas sondam o universo com cálculos que buscam evidenciar modelos que levem a compreensão das coisas.

Os artistas, de forma mais técnica ou de maneira mais instintiva, observam as proporções numéricas presentes em tudo que se pode ver para representar os diversos elementos da vida, da natureza e do universo em suas obras.

E, então, observando a natureza, a vida, o mundo e o universo, eis que quem se dedica ao estudo da matemática enleva a própria mente ao de repente observar surpreso que no universo há algo que é como uma ordem lógica deliberadamente ordenada em padrões numéricos harmonizados e não simplesmente aleatórios e caóticos.

Há algo, portanto, que aponta para uma vontade, um desígnio pessoal na ordenação das proporções numéricas do universo; há algo que é como a assinatura estilística que um grande artista imprime sobre sua obra...

E, de fato, vemos que o universo não está desordenado no caos de átomos que vagam ao acaso, mas segue mesmo uma ordem lógica e perceptível visualmente, uma ordem numericamente observável em padrões deliberadamente definidos dentro de um padrão estético claro, coeso e infinitamente belo! Enfim, de forma lógica, visual ou mesmo intuitiva, podemos mesmo perceber no universo a obra de Deus em meio aos números.

Publicado por aprendaemsegundos.com
Este conteúdo é mantido regularmente atualizado desde 23/11/2019.

(Caso haja alguma observação, ou mesmo algum complemento ou sugestão, favor indicar nos comentários ou diretamente no e-mail de contato.)
Compartilhar:
Comentários

Postar um comentário