A Lua e a Terra estão se afastando ou se aproximando?

10.22.2020  @DigaoPessoa

Não é um "clickbait" intergaláctico, é um fato: a Lua e a Terra estão se afastando e se aproximando constantemente! Entenda mais sobre isso agora e veja qual é a distância entre a Lua e a Terra.

A Lua e a Terra se aproximando e se afastando
A distância entre a Lua e a Terra nem sempre é a mesma

É verdade: ora a Terra e a Lua estão se aproximando, ora estão se afastando. Os pontos mais distantes e mais próximos que esses corpos celestes atingem entre si até recebem nomes específicos, como vemos a seguir.


Perigeu da Lua

É o ponto no qual a Lua e a Terra estão mais próximos. Cerca de 363.500 km de distância.


Apogeu da Lua

É o ponto no qual a Lua e a Terra estão mais distantes. Cerca de 405.500 km de distância.


Entendendo um pouco mais sobre o fenômeno

Segundo a maioria das publicações dos centros de astronomia, o modelo teórico mais utilizado para explicar tal acontecimento é a orbita elíptica que a Lua percorre ao redor da Terra.

Embora seja um satélite natural da Terra, a Lua não possui o centro da Terra como centro da elipse de sua órbita, mas um outro ponto entre eles. Assim, ora a Lua está mais perto, em seu perigeu, ora está mais longe da Terra, em seu apogeu.

Como a gravidade da Lua exerce algumas influencias perceptíveis na Terra, sua proximidade ou maior distância tende a acentuar tais influências em alguma escala mais ou menos perceptível. 

Como, por exemplo, os fenômenos das marés que podem ser mais ou menos intensas devido a proximidade da Lua. 

E, não há como deixar de mencionar também o tradicional espetáculo das chamadas Super Luas, que é quando a fase da Lua Cheia coincide com a fase do Perigeu, fazendo com que a Lua seja vista com um tamanho maior do que em outras fases.

Comentários

Postar um comentário