O sentido das coisas no sentido histórico das palavras cunhadas pela fé — o vocabulário, a cultura e o cérebro.

Breve reflexão sobre algumas "peças" que não deveriam faltar no cérebro de nenhum falante da Língua Portuguesa e dos demais idiomas da civilização ocidental.

Peças que não podem faltar no seu cérebro

Para bem organizar no cérebro o sistema operacional chamado linguagem, que roda por meio da interface Língua Portuguesa, um dos belos tesouros legados pela História da Civilização Ocidental para a humanidade, é necessário instalar na mente um arquivo operacional fundamental chamado Cultura Católica. Fato que independe, inclusive, de qual for a fé do indivíduo, ou até mesmo se for um ateu.

As coisas da vida e os fatos da realidade, para quem duvidar disso, continuarão não fazendo o menor sentido, ou tendo um sentido demasiado particular ou individualizado — como os loucos que enxergam tudo ao seu estrito modo —, será como ter o melhor computador que poderia existir, seu cérebro, mas sem os programas necessários instalados.

Pois, como disse G. K. Chesterton:

"O mundo moderno está cheio de velhas virtudes cristãs enlouquecidas. As virtudes enlouqueceram porque foram isoladas uma da outra e estão circulando sozinhas."

Note bem, não apenas os defeitos, mas mesmo virtudes, que são coisas boas, se estiverem descontextualizadas ou sequestradas de seu conjunto cultural, podem mesmo enlouquecer as pessoas.

Segue, o autor, com o seguinte exemplo:

"Assim alguns cientistas se preocupam com a verdade, e a verdade deles é impiedosa. Assim alguns humanitários se preocupam apenas com a piedade, e a piedade deles (lamento dizê-lo) é muitas vezes falsa."

Conceitos e palavras de um modo geral sofrem do mesmo mal. E, vamos além, quando ninguém mais entende ao certo o que a outra pessoa está dizendo, porque para cada pessoa cada palavra tem um significado próprio, o que temos é um mundo que pode estar mesmo confundido com um hospício geral bem diante de seus olhos; uma Torre de Babel caindo sobre todos...

Portanto, se você não quer peças faltando e coisas embaralhadas no seu cérebro e quer ajudar a desembaralhar os cérebros das pessoas ao seu redor, tenha em vista que precisa conhecer um mínimo dos conceitos e palavras importantes em seu próprio idioma e na cultura da civilização ocidental, deles certamente o mais importante é a cultura católica, pois, historicamente, a língua portuguesa se desenvolveu envolta ao catolicismo.

Mergulhe, então, nas Sagradas Escrituras, na Sagrada Tradição e no Sagrado Magistério. Como? Comece estudando o Catecismo da Igreja Católica, a História da Igreja, a vida e as obras dos santos e a Bíblia. Você ampliará sua capacidade de raciocínio e abrirá a mente para diversas perspectivas sobre a vida e o mundo. Enfim, você verá que tudo fará muito mais sentido. E, não apenas para você, mas para as pessoas que você ajudar a esclarecer.

Referência Bibliográfica

  • Ortodoxia. Gilbert K. Chesterton
Publicado por aprendaemsegundos.com
Este conteúdo é mantido regularmente atualizado desde 19/05/2019.

(Caso haja alguma observação, ou mesmo algum complemento ou sugestão, favor indicar nos comentários ou diretamente no e-mail de contato.)
Compartilhar:
Comentários

Postar um comentário