Twitter | O que acontece com quem seguir muitos perfis no mesmo dia

4.09.2019  @DigaoPessoa
Veja o que acontecerá com quem ultrapassar o limite e seguir mais perfis do que poderia... Na verdade já existia um limite, mas agora o número de perfis que um usuário pode seguir em um mesmo dia diminuiu um pouco mais. A medida busca frear o número de perfis falsos e spams.

limite de perfis seguidos por dia

Anteriormente um perfil poderia seguir até 1.000 outros por dia, mas com a medida anunciada, em 08 de abril de 2019, o número máximo passa a ser de 400 perfis por dia.

O anúncio oficial


Confira o anúncio feito pelo twitter:


Por que o limite passa a ser utilizado?


O novo limite parece bastante razoável por ser um número realmente compatível com a atividade de um humano normal na rede. Perfis seguindo mais de 400 pessoas por dia podem ser realmente computadores programados para gerar seguidores artificialmente, o chamados bots infladores de bolha de seguidores, ou ainda pessoas agindo da mesma maneira.

Como funcionava o esquema da bolha de seguidores


O esquema de ganhos artificiais de seguidores funciona assim: uma vez que muitas pessoas costumam seguir de volta quem as segue, um computador é programado para seguir um grande número de pessoas por dia e no dia seguinte, após ter sido seguido de volta, deixa de seguir os perfis do dia anterior.

A "estratégia" é criar um perfil repleto de milhares de seguidores para posteriormente tirar proveitos de tais perfis. Vender para terceiros que desejem lançar suas marcas em uma plataforma já inflada de seguidores é uma das peripécias possíveis com tal esquema. Ou melhor, era. Agora, medidas de contenção passam a ser adotadas para garantir uma melhor experiência de uso da rede para todos.

Há quem acredite que uma "bolha" de seguidores pode beneficiar uma marca ou mesmo uma pessoa. São os descaminhos do marketing sem ética enovelando quem só vê números...

O que acontecerá com quem ultrapassar o limite


Por enquanto, quem ultrapassar o limite de 400 perfis seguidos no mesmo dia ficará impedido de seguir novos perfis até o dia seguinte. Mas, podemos conjecturar que, se tal medida limitadora já está sendo tomada, poderemos ver o twitter utilizando medidas ainda mais contundentes com as contas suspeitas. Medidas como o encerramento da conta, ou a perda de relevância da conta tratada como spammer, são projeções compatíveis com as medidas de defesa da plataforma.
Print Friendly and PDF
Comentários

Postar um comentário