E-mail ou email, com ou sem hífen? Qual a forma correta?

2.05.2017  @DigaoPessoa
Sim, existe uma forma preferencial e correta. Vamos a uma resposta rápida, mas que coloca um fim na dúvida de muitos quanto a melhor e mais correta forma do registro escrito dessa expressão tão presente em nossos dias.

E-mail ou email

Antes de qualquer coisa, se você está acompanhando este conteúdo, você merece ser parabenizado, pois você é uma pessoa que busca se comunicar da melhor forma possível por saber da importância de uma boa comunicação. Vamos, então, estudar a questão de forma concisa e resumida, com a velocidade de costume, mas com a atenção que a sua boa vontade merece.

Para desfazer a dúvida sobre a ortografia dessa expressão é necessário analisarmos seus diferentes usos e a situação de sua recente incorporação ao vocabulário da língua portuguesa.

Breve analise dos significados e usos da expressão


É um substantivo masculino que pode ser utilizado para designar: uma correspondência eletrônica específica; uma caixa postal eletrônica (designada por um endereço eletrônico que contém o sinal gráfico da arroba "@"); a correspondência eletrônica em geral. Tais usos, obviamente, podem acontecer em um contexto formal ou informal.

Não é originalmente uma só palavra; é, na verdade, a abreviação de uma expressão inglesa composta de duas palavras: electronic mail (correio eletrônico).

A origem da expressão e sua normatização na Língua Portuguesa


Por ser uma expressão originária da língua inglesa, sendo apresentada em alguns dicionários de inglês sem o hífen, pode parecer que seu uso na língua portuguesa seguiria o mesmo critério, porém o Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras, em consonância com o novo Acordo Ortográfico, optou por registrar a expressão de forma abreviada (Electronic = E), mas que remonta a sua origem de encadeamento vocabular ou palavra composta de duas palavras que somadas conferem mais clareza e riqueza quanto ao significado da expressão, utilizando o hífen: e-mail.

Embora alguns linguistas e professores possam ainda debater sobre a adequação das duas formas, em contextos oficiais como provas e documentos, prefira estar respaldado pelo uso já normatizado e documentado da expressão. Assim, e-mail, com hífen, é hoje a forma escrita correta para a expressão.

Plural


Seu plural segue o da língua inglesa: e-mails.

Uso do itálico


Devemos considerar o uso do itálico, para indicar a origem estrangeira, como opcional, tendo em vista já haver o registro normatizado da expressão em português.

Considerações finais e algumas observações importantes


Talvez seja mais interessante em algumas situações mais formais, ou mesmo se desejar ser mais específico, utilizar as expressões "correio eletrônico", "endereço de correio eletrônico" ou "correspondência eletrônica".

Por outro lado, dependendo do uso, em um contexto mais informal, você poderia escrever a expressão até mesmo sem o hífen, "email", seguindo a tendencia e a ortografia registrada em alguns dicionários do idioma inglês, sem prejuízos comunicativos comprometedores. Devemos observar ainda que caso prevaleça tal tendência, é provável que em um futuro próximo passe a ser forma também plenamente aceita na Língua Portuguesa.

Vale, entretanto, ressaltar a imprecisão do uso de "mail" sem o "e", pois a tradução seria apenas "correio" e não "correio eletrônico". Além disso, obviamente, jamais utilize "e mail" separado e sem hífen, pois a expressão estaria fragmentada e escrita de forma errada.

Por hora, lembre-se a forma correta e normatizada é e-mail, com hífen.

Alguns exemplos dos usos da expressão e-mail


1. Envie o documento digitalizado para o e-mail da empresa antes do fim do mês. (caixa postal do correio eletrônico)
2. Com o advento do e-mail, a comunicação humana passou a experimentar novas possibilidades. (correio eletrônico em geral)
3. Recebeu o e-mail que enviei ontem? (correspondência eletrônica específica)


Referência


Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa, elaborado pela Academia Brasileira de Letras, em consonância com o novo Acordo Ortográfico.



       


Veja também:

Print Friendly and PDF

2 comentários:

  1. É sempre bom saber qual é a forma correta em que está escrito, seja correio ou emial, vou em breve terra mail entrar login diretto, para criar uma nova conta de email, acredito que no aspecto de como pronuncia ou escreve, não há diferença.

    ResponderExcluir
  2. Bem didático, excelente, muito obrigado pela explicação.

    ResponderExcluir