Uma breve reflexão sobre o problema do histerismo que está afetando muita gente nessa época repleta de informação.
O histerismo é resultado da mera sobreposição de imagens na mente substituindo raciocínios mais elaborados |
Hoje vemos muitas pessoas que, não sabendo lidar com o excesso de informações, ou com a falta delas, parecem realmente estar com a mente girando e sobrepondo imagens embaralhadas sobre a capacidade de raciocínio, percepção e discernimento mesmo da realidade. Resultado: muita gente está sendo afetada pelo próprio histerismo ou pelo histerismo dos outros, desperdiçando as facilidades e os aspectos positivos da "Era da Informação".
Muitas vezes, querendo enxergar a realidade de uma forma condizente com o que queremos, ou com nossa própria biografia, tentando "justificar" nossas escolhas passadas, nossos gostos e, ainda, determinadas características e comportamentos de pessoas queridas, terminamos por acentuar alguns dados das coisas e desfocamos tantos outros, terminamos projetando caricaturas da realidade na nossa mente, algumas explicativas ou ilustrativas da realidade mesma, outras nem isso!
E, por vezes, queremos que outras pessoas tenham como óbvias essas "visões de mundo", ou vemos que outros indivíduos esperam que aceitemos, sem pensar ou sequer questionar, as suas impressões "isentas" daquilo que imaginam estar vendo.
O mesmo fazem os outros em relação a nós. Querem que acreditemos naquilo que falam, mas não naquilo que estamos vendo.
Assim, a própria capacidade cognitiva termina presa em loops de espirais de ideias, por vezes paradoxais e incoerentes que podem levar a condutas indesejadas. A pessoa acometida por esse histerismo parece mesmo ter os pensamentos presos em um curto-circuito mental.
O histerismo no mundo é tal que problema parece demasiado assustador, e de fato é, mas é preciso calma para seguir discernindo e raciocinando num mundo repleto de informações em profusão que por vezes podem nublar nossa razão e nos aprisionar no mundo de imagens mentais recorrentes.
O que fazer para livrar a mente do histerismo?
O exercício constante de discernir entre dados e imagens de forma racional, sem presa, sem soberba, com humildade de aprendiz, sem desprezar as emoções e, sobretudo, a fé, pode libertar a mente da vertigem do histerismo e do enauseante girar do caleidoscópio de imagens da era da informação.
"Keep calm, and God bless you. May the faith be with you!"
Para entender mais sobre problema...
Se quiser entender um pouco mais sobre o histerismo que, por vezes, pode se espalhar em populações inteiras, e também suas origens culturais, políticas e psicológicas, vale a pena a leitura do livro: PONEROLOGIA: PSICOPATAS NO PODER, do Dr. Andrew Lobaczewski.
Este conteúdo é mantido regularmente atualizado desde 27/11/2019.
(Caso haja alguma observação, ou mesmo algum complemento ou sugestão, favor indicar nos comentários ou diretamente no e-mail de contato.)
Compartilhar: |
Postar um comentário