O que é Bitcoin?

10.12.2017  @DigaoPessoa

Com as sucessivas altas do valor do Bitcoin, cada vez mais pessoas ficam curiosas sobre as criptomoedas, especialmente sobre a mais famosa. Mas, o que de fato é o Bitcoin? Uma moeda? Um investimento? Confira uma breve definição.

Um sistema computacional de criptografia utilizado para transferência de valores

Bitcoin é a principal criptomoeda do mundo e movimenta bilhões de dólares na economia mundial. É negociado em diversos países, em um sistema aberto as mais diversas pessoas e aos mais diversos poderes aquisitivos e de renda, tudo diretamente através da internet e de forma anônima.

É um sistema computacional de transferência de arquivos criptografados na internet. As movimentações ocorrem a partir da carteira — uma espécie de conta digital gerada pelo próprio usuário e protegida por uma senha — e são registradas automaticamente em um livro contábil eletrônico chamado Blockchain. Tais registros garantem a autenticidade dos arquivos e a segurança das transferências.

As operações realizadas são registradas no Blockchain por computadores denominados mineradores, assim chamados porque após um determinado número de operações são "contemplados" com a "descoberta" de um uma quantidade de novos Bitcoins inseridos na rede, além de receberem um pequeno percentual da transação, algo como menos de alguns centavos para os usuários, mesmo que movimentem grandes valores, mas que somado representam bons ganhos para os donos dos computadores dedicados a "mineração"...

O sistema representou um grande avanço na transferências de criptografias entre computadores, dispensando uma central de processamento de dados, ao mesmo tempo que garantiu a segurança das operações. Por isso, tornou-se um investimento com valores cada vez mais valorizados por investidores de curto, médio e longo prazos.

As negociações de compra e venda de bitcoin podem ser feitas diretamente de pessoa para pessoa, trocando um valor do Bitcoin por algum bem de consumo ou de investimento, por uma moeda local ou, ainda por outra "criptomoeda".

Contudo, atualmente, as negociações são mais realizadas nas diversas Bolsas e corretoras de criptomoedas. Recentemente, o Bitcoin passou a ser negociado também em uma das maiores bolsas de valores dos Estados Unidos.

Moedas de ouro digital?

Na prática, o Bitcoin — também chamado pelos investidores por sua sigla "BTC" — não funciona como uma moeda financeira governamental, mas representa na internet aquilo que as moedas de ouro representavam nas épocas em que os bens econômicos eram cotados costumeiramente em metais e pedras preciosas.

Sabendo que, hoje, os bens econômicos dos diversos povos ao redor do mundo estão cotados nas chamadas moedas fiduciárias, como o Dólar ou o Euro, de uma forma digitalizada e lastreada nas diretrizes econômicas e comportamento de mercado, muitos economistas apontam que os diversos governos abandonaram os antigos conceitos e práticas de lastro econômico, observando que as moedas não valem por terem uma correspondência em metais preciosos, mas valem o que as pessoas acreditam que elas valem.

É nesse cenário que o Bitcoin, e outras tecnologias também apelidadas de criptomoedas, estão sendo utilizadas como transferência de ativos financeiros diretamente entre as pessoas, ou entre as empresas, sem a gestão direta de um banco central ou de um governo.

Daí podemos ver realmente estabelecida a pertinência da comparação: o Bitcoin, hoje, representa para as pessoas aquilo que as moedas de ouro e prata representavam no passado.

Playlist com vídeos sobre o que é Bitcoin

Confira, também, uma playlist com alguns vídeos selecionados na internet que apontam alguns pontos interessantes sobre o assunto.

Print Friendly and PDF
Comentários

Postar um comentário