Extra! Extra! E daí? Quais notícias são realmente importantes?

11.06.2019  @DigaoPessoa
O que é importante para você? Toda hora surge uma notícia que parece sempre mais urgente que a anterior, mas até que ponto elas são realmente significantes?

mar de informações

News, fakes ou de outros tipos, dizem muito pouca coisa e valem quase nada, quase ninguém lê notícias da semana retrasada — jornal velho é banheiro de cachorro —, o que realmente interessa são os resultados objetivos que incidem ou não sobre a vida das pessoas, o resto é novela.

Mas, no tsunami de notícias e conteúdos que transbordam dos oceanos de informações que temos acesso em nossos dias, algumas delas podem realmente ser importantes para nós. Então, como filtrar tudo isso?

Delegar a missão a terceiros? Com a quantidade de "espertinhos" que vemos por aí, definitivamente não parece a melhor ideia.

A solução pode parecer óbvia, mas nem sempre é colocada em prática. Precisamos estudar as origens e as intenções das correntes de pensamentos, de ideologias, de políticas etc. etc.

O mesmo tsunami de informações permite que procuremos as fontes primárias e originárias de cada tema. E, nesse ínterim de pesquisas, não adianta checar apenas uma corrente de informações, é necessário checar todos os lados. De forma séria, honesta e profunda. Não tente se convencer de nada, apenas observe. Observe tudo com atenção sem se preocupar em concordar ou discordar desde o primeiro momento que toma conhecimento sobre algo.

"Examinai tudo e guardai o que for bom. Afastai-vos de toda espécie de mal."1Ts 5,21-22

Com o tempo, quanto mais você conhecer em profundidade todas as correntes de pensamento e intenções, mais fácil será reconhecer o que realmente importa nesse tsunami de informações que inunda tudo nessa era da informação. E, quem não fizer isso poderá ser levado pelas correntezas incertas que agitam as mentes dispersas e afogam sonhos e ilusões sem fim.
Comentários

Postar um comentário