Impeachment da Dilma já estava previsto no site oficial do resultado da eleição?

12.18.2014  @DigaoPessoa
Uma mensagem que passou quase despercebida e que foi esquecida na página de divulgação do resultado da eleição presidencial 2014, no site oficial do TSE, pode ser muito sugestiva e instrutiva para todos os brasileiros preocupados com o presente e o futuro do país. Seria uma profecia? Não deixe de conferir o vídeo a seguir e tire suas próprias conclusões...


O simples vídeo acima nos convida — cidadãos eleitores que somos ou que pretendemos ser — a refletir sobre alguns pontos:
  • Democracia é isso mesmo?
  • Democracia é um fim ou é um meio?
  • Na democracia, o governo é do povo ou não é? 
  • Que sistema eletrônico de votação é esse, onde está irrelevante qualquer recontagem de votos? 
  • Política dura apenas 2 meses a cada 4 anos, com debates muitas vezes infantis que não discutem realmente aquilo que queremos resolver? (Onde foram parar os mais de 60 mil mortos por ano, vítimas da violência da nossa guerra urbana provocada, em parte, pela FALTA DE UMA VERDADEIRA CULTURA de valoração da vida humana e de sua preciosidade?)

Se a história mostra que "quando o povo quer, o povo manda"... Afinal, o povo brasileiro e seus "representantes" são, ou não são, capacitados à democracia? Queremos viver de farsas, castelos de cartas marcadas, palácios de areia? Sonhos fantasiosos de mundos perfeitos? Utopias e propagandas fictícias?

Ou, muito mais do que apenas acordar o "gigante", queremos construí-lo?

No meio de tudo isso, uma coisa é certa, se não tivemos escola para isso, se não soubemos aproveitar as lições do passado: precisamos nos construir como seres humanos civilizados — guardiões dos valores de tudo aquilo que é bom e belo, cidadãos informados e que façam a diferença... Porque o "gigante" que queremos começa dentro de cada um de nós!


"O RESULTADO ESTÁ SUJEITO A ALTERAÇÃO!"


Mas, se um simples aviso, esquecido no site oficial do resultado da eleição, poderá mesmo "virar profecia", vai depender da nossa força construtiva e de nossa perseverança; das nossas manifestações propositivas, pacíficas e incansáveis; da nossa determinação e de nossa sabedoria; e, da nossa capacidade de transformar a nós mesmos e aos outros — para curar as feridas e arrumar a bagunça que se tornou este país, nossa casa, nosso Brasil.  Share



Glossário

  • DEMOCRACIA - de.mo.cra.ci.a, sf (gr demokratía): 1 - governo em que O POVO EXERCE A SOBERANIA, direta ou indiretamente; 2 - a "influência do povo no governo" de um Estado; 3 - o povo. 
  • PROFECIA - pro.fe.ci.a sf (lat prophetia): 1 - qualquer predição de acontecimento futuro; 2 - expressão ou revelação oral ou escrita; 3 - presságio; 4 - conjectura. 
  • TSE: Tribunal Superior Eleitoral

Referências

  • Dicionários da Língua Portuguesa. Verbetes: democracia; profecia.
Print Friendly and PDF
Comentários

Postar um comentário